Atendimento Online

Acessar
Novidades
< Voltar

ANEEL abre audiência para definir novo padrão de medidor de energia

Publicado em 04/10/2010

ANEEL abre audiência para definir novo padrão de medidor de energia

O consumidor de energia elétrica terá mais participação e poder de fiscalização do serviço recebido a partir da instalação de medidores eletrônicos inteligentes. A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça (28/09) a abertura de audiência pública, com sessão presencial prevista para dezembro deste ano, para discutir o modelo de medidor inteligente que passará a ser instalado nas residências e estabelecimentos comerciais e industriais atendidas em baixa tensão*.

 

A proposta de resolução colocada em audiência prevê que os novos equipamentos possam apurar a tensão do fornecimento e a energia ativa e da energia reativa** consumidas, além de registrar o número e o tempo das interrupções para cálculo dos indicadores individuais de qualidade (DIC e FIC***).

 

Pela norma colocada em debate com a sociedade, o novo medidor também deverá informar a tarifa por horário de consumo e permitir a comunicação remota entre consumidor e distribuidora para verificação do consumo, suspensão do fornecimento e religação do serviço. Outra proposta é que o aparelho venha a permitir que o consumidor visualize o montante de energia consumida e as informações sobre continuidade do fornecimento.

 

O regulamento submetido à audiência propõe prazo de até 18 meses, a partir da publicação da resolução que vier a ser aprovada pela diretoria colegiada, para que as distribuidoras passem a utilizar o novo sistema de medição em novas ligações ou substituição, por qualquer motivo, do sistema existente. Ainda segundo o regulamento em discussão, os consumidores atendidos com os novos medidores deverão ser informados sobre as novas funcionalidades dos aparelhos.

 

Ainda segundo a proposta, se a distribuidora optar por realizar a troca em unidades consumidoras que, inicialmente, não sejam alvo da resolução, deverá avisar o consumidor com 30 dias de antecedência, por meio de correspondência específica, sem qualquer cobrança por eventuais adequações nos padrões. Inicialmente, as unidades consumidoras residenciais do "subgrupo B1 - baixa renda" não estão enquadradas na proposta.

 

Etapas futuras - A ANEEL estuda ainda a criação de um plano para substituição de todos os 63 milhões de medidores no longo prazo, que será o primeiro passo rumo a instalação de redes inteligentes (smart grids). Para isso, a Agência fará regulamentações paralelas que permitam a cobrança de tarifas diferenciadas por horário de consumo, o que possibilitará ao consumidor administrar seu consumo, a exemplo do que já acontece na telefonia, serviço no qual o valor da tarifa varia de acordo com o horário da ligação. No futuro, o sistema de medição inteligente possibilitará o registro da energia gerada por unidades consumidoras residenciais por meio de painéis solares e micro turbinas eólicas, por exemplo.

Mais Novidades

Vaga de emprego

Publicado em 16/03/2016

Vaga de emprego: SUPERVISOR DE DEPÓSITO com experiência

Indispensável conhecimento em material elétrico e gestão de pessoas.

Enviar currículo para: emerson@eletricazata.com.br

Leia Mais >

Sorteados Natal Premiado

Publicado em 18/01/2016

SORTEIO ACONTECEU DIA 23/12/2015 ÀS 18H NAS DEPENDÊNCIAS DA ELÉTRICA ZATA

 

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO CAIXA Nº 6-1584/2015

Leia Mais >

Tour Virtual

Publicado em 18/10/2015

Faça um tour virtual por dentro da nossa loja: https://goo.gl/maps/dU4K5

Leia Mais >

Natal Premiado Elétrica Zata - regulamento

Publicado em 22/10/2015

Aproveite a promoção de Natal da Elétrica Zata. A cada R$ 50,00 em compras ganhe um cupom para concorrer aos prêmios.

 

Confira o regulamento:

 

 

REGULAMENTO DO ASSEMELHADO A CONCURSO. ... Leia Mais >

Festa do Eletricista 2015

Publicado em 17/10/2015

A Eletrica Zata juntamente com seu Diretor João Zata agradece a todos que prestigiaram a Festa do Eletricista 2015 e aos fornecedores, colaboradores e equipe que contribuíram para a realização do evento que aconteceu no sábado dia 17/10/15 na ... Leia Mais >

Lustres Taschibra

Publicado em 28/10/2013

Agora a Elétrica Zata disponibiliza a linha de pendentes e lustres de luxo Taschibra.

Venha nos visitar e conferir mais essa novidade.

Leia Mais >

Confraternização do Dia do Eletricista

Publicado em 28/10/2013

No dia 17 de Outubro, homenageamos os profissionais que se dedicam diariamente para levar energia elétrica para todas as pessoas e tornar a nossa vida mais iluminada!!
Para comemorar este dia tão especial, ... Leia Mais >

Ventilador

Publicado em 28/10/2013

Venha Conferir!

A Elétrica Zata está com uma nova linha de ventiladores de teto.

Leia Mais >

Taschibra

Publicado em 15/10/2013

Venha Conferir Nossa Linha de Luminárias da Taschibra.

Leia Mais >

Dia do Eletricista

Publicado em 15/10/2013

Dia 17 de outubro dia do eletricista, a elétrica Zata parabeniza todos os profissionais que trabalham diariamente para dar conforto e comodidade ao cidadão blumenauense. No dia 17 de outubro, você eletricista passe na elétrica Zata para ... Leia Mais >

Não encontrou

o que procurava?